quinta-feira, abril 28, 2005

Duro aprendizado

by Queiroz

Otelo é um jovem, negro e talentoso ator e como todo artista um sonhador. Seu sonho era ser conhecido como seu ídolos de Hollywood, mas com muito ensaio, treino e atitude. Essa não é a estória de um jovem negro que não conseguiu estudar, mas sim de alguém que optou entre interpretar ou advogar como seu pai. Problemas e muita discussão com a sua opção profissional não foram poucas e por aí vai que um dia lhe dão a chance de fazer um teste para estrelar na T.V . Passou no teste, claro, por ter talento já era de se esperar , só que ele mal podia prever o que iria lhe acontecer. Foi escalado para fazer o papel de um professor de educação física que teria que enfrentar o preconceito de jovens brancos ignorantes, que não aceitavam que ele namorasse uma garota branca, incomodando o professor com papinhos irritantes. E o ator? Bobagem, só foi depois de uns meses dispensado do elenco como garrafa fazia de refrigerante.

Sussurre o refrão p/ ninguém entender:

Os negros não tem espaço na T.V, p/um grande papel de-sen-vol-ver.
Os negros não tem espaço na T.V, p/um grande papel de-sen-vol-ver.


O jovem Otelo não ligou achou até gratificante, pois era parado na rua para tirar foto e dar autografo, estava se achando importante. Foi escalado para um papel um pouco complicado, tinha que interpretar um homossexual, mas ator é ator por isso não ficou bolado, leu muito a respeito do assunto p/ não fazer feio, isso gerou respeito à ele por ter interpretado de forma magistral, mas ficou muito mal quando soube que seu colega de cena tinha sido agredido, fato banal, e não sei se por isso o Otelo ficou sumido um tempo, e não achava legal que ninguém lembrasse o seu nome próprio só do nome do personagem homossexual.

Sussurre o refrão p/ ninguém entender:

Os negros não tem espaço na T.V, p/um grande papel de-sen-vol-ver.
Os negros não tem espaço na T.V, p/um grande papel de-sen-vol-ver.


O papel mais recente de Otelo na T.V, ele aceitou de primeira sem engano. O papel de um pescador baiano, para contracenar com a linda ______________. Mas, ele sentiu uma zanga quando percebeu que era escada do moreno claro protagonista. Mais, uma vez Otelo ficou na pista.

Sussurre o refrão p/ ninguém entender:

Os negros não tem espaço na T.V, p/um grande papel de-sen-vol-ver.
Os negros não tem espaço na T.V, p/um grande papel de-sen-vol-ver.

Otelo inconformado com a T.V por não reconhecer o seu talento é sempre escalado para papeis pequenos de coadjuvante. Ele queria ser protagonista nem que fosse p/ interpretar um traficante. E na sua constante luta pelo papel principal, trocou a T.V, por uma peça teatral, em que em sua carreira foi sem dúvida o papel mais belo: Grande Otelo.


Cante o refrão bem alto p/ todo mundo entender:

Os negros tem o poder p/ vencer, com eles temos muito que a-pren-der.
Os negros tem o poder p/ vencer, com eles temos muito que a-pren-der



Visitem: BocaLibre by Queiroz, K-íssa, Bruna e mineiras,uai!

9 Comments:

Blogger luma said...

Queiroz, fui lá no boca livre e fiquei ávida para comentar, principalmente no tema sobre Minas (não é para puxar sardinha para o meu lado...) e constatei que não tem sistema de comentários, uai? Sobre o seu texto, pra variar arrasssou!!!Beijus, Luma

2:42 PM  
Blogger Anna said...

uia
q phoda
pow eu acho q devia ter mais negros na tv sim.. nao sou a favor de cotas (como no vestibular ahuauhhua) mas eu acho q deviam selecionar melhor.
vc pode reparar q atores de novela SEMPRE tem olhos claros.. eh incrivel ahuauhhua ô_Ô as vezes eu me pergunto se eu q nao sou a diferente, por ter olhos escuros.. eu hein. =/
:*

4:05 PM  
Anonymous QUEIROZ said...

Bem, eu queria falar do preconceito de forma diferente, O televisivo é tão ruim quanto o ao vivo. O tv tem muito negro em novela de época que trata de escravidão. E os personagens que eu coloquei no conto foram interpretados na tv por 3 atores diferentes e eu não sei o nome de nenhum deles. É ou não é estranho?

11:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pô, Queiroz, se anima aí pro show!!! A gente pode marcar de tentar se achar lá... Marisinha, pô!!! Oportunidade ÚNICA!!!

Beijos

Kika
(www.lostinnkt.blogger.com.br)

10:34 PM  
Blogger Anna said...

tedio no findi tb =/
:*

1:39 AM  
Blogger Anna said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

1:39 AM  
Blogger Anna said...

eitcha
esse deletado era meu (foi 2 vezes =/)
foi mal :*

1:41 AM  
Anonymous Ju*estrela* said...

Olá Queiroz! Olha eu aqui de novo! Obrigada pela sua visita no meu blog... volte sempre tb! Ah... aquela não é minha filha, ela é filha de uma amiga. Por sinal, nem tenho filho(a). rs*
Quanto ao seu texto... gostei bastante! Acho q a gente tem sempre alguma coisa importante para aprender com pessoas assim. Devemos sempre sonhar e persistir no sonho... até alcançar, ou, por alguma situação, trocá-lo por um sonho melhor... que nos fará mais felizes.
Abraço!

5:25 PM  
Anonymous pri coli said...

Respeito muito o trabalho do Otelo.Adorei, adorei, adorei o que vc escreveu principalmente a idéia dos refrões.
bjocas millll

8:14 PM  

Postar um comentário

<< Home