domingo, novembro 22, 2009

Deixe ela entrar

by.Queiroz



No tempo que vampiro cinzento leva bola nas costas da namorada que pega lobisomem bombado, que tal o romance entre um garoto de sofre de bulling no colégio e uma vampira com aparecia de 12 anos? Com a mesma simplicidade do argumento, a estória se desenrola de maneira convincente em Deixe ela entrar. A falta de dó com o telespectador ao demonstrar cenas de estrema violência, como as que Hakan (Per Ragnar) corta o pescoço de vítimas dependuradas para poder alimentar a vampira Eli, não diminui o filme em nada, afinal são belas cenas violentas, totalmente inseridas no contexto, nada gratuíto, pois na medida que o filme se despe de maneirimos como criar suspense com trilha sonora ou efeitos especiais extremamente sofisticados. Faz pouco mais faz bonito. Seguindo a risca antigas regras dos vampiros: Ser destruído pela luz do sol e nunca entrar em uma casa sem ser convidado, é convincente, mesmo que Eli não tenha presas pontudas. Na verdade sua pequena boca na maioria das vezes está fechada, quando lambuzada de sangue. Abre mão de qualquer referencia religiosa, limitando o vampiro a um ser diferente com muita fome. Senti que certa personagem que escapou viva de um ataque de Eli, poderia ter dado contornos bem interessantes ao filme, mas a idéia foi jogada ao fogo de pronto. E também o verdadeiro rosto de Eli, deu uma enfraquecida, no convencimento em relação à personagem, acho que a jovem Lina Leandersson poderia ter se virado bem sem o tal artifício. Vale falar da boa fotografia do pálido Kare Hedebrant na pele do garoto Oskar. Como vampiras na tenra idade assustam. Cabe a Deixe ela entrar ficar ao lado de Entrevista com o Vampiro na minha prateleira.

6 Comments:

Blogger Sandro Cavallote said...

Baixei hj. Não aguento mais o povo falando de Crepúsculo. Quero vampiragem decente.

6:32 PM  
Anonymous QUEIROZ said...

Concordo, chega de Smallvilizar os Vampiros =P

9:24 PM  
Blogger Loot said...

Uma abordagem refrescante ao mito do vampiro, afinal o género não está nada morto.

abraço

8:33 PM  
Anonymous QUEIROZ said...

Eu lastimo Loot que Anne Rice não tenha mais sua obra filmada com o mesmo vigor de Entrevista com o Vampiro. Mas, Noturno de Guillermo Del Toro e Chuck Mogan vai ser filmado, e espero um ótimo filme

Valeu Loot

1:13 AM  
Blogger Sandro Cavallote said...

Filmaço, um dos melhores deste ano. Exemplo de como um filme pode ser inteligente usando temas comuns. A sequência final tem um climax excepcional.

7:13 PM  
Anonymous QUEIROZ said...

É verdade, aquela cabeça sendo jogada na piscina é sensacional =)

10:20 PM  

Postar um comentário

<< Home