sábado, outubro 04, 2008

As 10 mulheres que não poderiam faltar na tela de cinema.

10. Ellen Page



Nasceu no dia 21 de fevereiro de 1987, em Halifax, Nova Escócia, Canadá.

O primeiro filme que vi de Ellen Page, foi X-men 3. Lá ela era a bonitinha Lince Negra, mas infelizmente para que a personagem da vampira não ficasse apagada, não exploraram os pontos interessantes da personagem, e esta ficou um tanto apagada. Mas, meus amigos, quando assisti à Juno, aí sim que deu para sentir o que essa garota tem a oferecer ao cinema. Não só pelo brilhantismo do roteiro, o mérito ali está no fato dela ser extremante convincente. Você olha para Ellen Page, e acredita que ela é a Juno. E toda a sua paixão na interpretação, não só nos momentos cômicos, mas principalmente no momento após o seu filho nascer e constatar que eles vão se separar, mas ao mesmo tempo demonstrar felicidade por o filho ter nascido, e ela fazer você entender isso sem narração de fundo, sem ela dizer uma palavra, realmente é uma demonstração de puro talento. E ninguém melhor do que ela para interpretar a maior demonstração de amor e respeito do cinema atual para com essa nova geração. Mas, apesar de todo o talento e beleza ainda tem essa pinta de meninha, talvez daqui a alguns anos venha a ter tanto sex appeal quanto a número 9 da minha lista.

9. Maggie Gyllenhaal


Nasceu em 16 de novembro de 1977, Nova Iorque, EUA.

Ela está no filme que eu mais vi no cinema esse ano. Está certo que Batman é o único filme que vi dela e talvez seja difícil para mim avaliar a sua importância para o cinema. Mas, creio que minha simpatia por ela, talvez seja pelo fato dela ser a bonita “feia”. Apesar de seus imensos e lindos olhos azuis e seu corpo maravilhoso, se posta lado a lado, com Kim Bassinger, Michele Pheiffer e Nicole Kidman , se falarmos só de filmes do Batman, ela fica lá como a feinha sabe. Mas, mesmo na visão dos detratores de sua aparência não há de se dizer que ela é apenas mais um rosto bonito no cinema. Eu ainda não aluguei, mas fica na minha lista de futuras locações: A secretária, em que Maggie contracena com James Spader. Acho que nesse sim ela mostra todo o seu potencial. Falando de The Dark Knight, acho ótima a cena em que ela na pele da Rachel chama atenção do Coringa, e este vai contando a estória de suas cicatrizes e quando você olha para o rosto da Maggie é a expressão de alguém que está preste a desmaiar. Eu acho mais por despertar a curiosidade pelos seus trabalhos anteriores, e do que ela terá para demonstrar nas próximas aparições no cinema que ela fica aqui na minha lista em 9.°, no sentido de uma ótima “promessa”. Mas, apesar do talento e sensualidade, está longe de ter o carisma da n.° 8 da minha lista.


8. Gwyneth Paltrow


Nasceu em 27 de setembro de 1972, Los Angeles, EUA.

Gwyneth tem a sua favor o fato de ser linda, saber cantar e seu carisma nos papeis que interpreta. A personagem dela que mais me agradou foi a Margot Tenenbaum, Os Excêntricos Tenenbauns. Encarou de forma brilhante a galhofa O amor é cego. Cumpriu bem seu papel como a Marge em O Talentoso Ripley. Se a Cameron Dias é a sangue bom, a Gwyneth é a doçura em pessoa. O cinema ficaria um tanto mais do mesmo sem ela, e fica aqui na minha lista em 8.° por imprimir toda a sua doçura a cada trabalho. Mas, apesar de todo talento, doçura e beleza, no quesito cena de beijo fica ainda muito aquém da n.° 7 da minha lista.


7. Liv Tyler


Nasceu em 1 de Julho de 1977, em Portland, Maine, EUA.

Creio que a primeira vez que fitei meus olhos em Liv Tyler, foi no clipe Crazy do grupo de rock de seu paizão, junto de Alicia Silverstone. Liv tem a seu favor nem tanto o carisma ou um grande talento, mas o fato de sempre passar paixão pelo que está fazendo. Você olha para Liv nos seus filmes, e a impressão que passa que ela é a menina fazendo o seu primeiro papel no cinema e está dando tudo de si para conseguir. Mas, ela está aí desde de 1994, e assim não deixa de ser já uma veterana. Talvez eu ache que esse seja o seu problema, o de ainda não ter provado seu potencial a ponto de não ser vista apenas como a filha do roqueiro, ou a garota que fez um belo filme alternativo, ou como eu disse aqui a garota que parece que está começando agora. Mas, meus caros, há um ponto que digo que nenhuma atriz a supera. Nenhuma atriz faz cena de beijo melhor do que Liv Tyler. Vide Wonders, vide O Incrível Hulk. Realmente se tem uma coisa que ela sabe fazer como ninguém é cena de beijo. Mas, apesar de toda a sua beleza e ser insuperável em um quesito, há uma atriz que começou no cinema no mesmo ano, cujo talento impressiona a todos a cada novo trabalho que realiza. E eis a n.° 6 da minha lista.


6. Cate Blanchett


Nasceu em 14 de maio de 1969, Melbourne, Austrália.

Cate Blanchett é a minha torcida de sempre no Oscar. Ainda não vi Elizabeth, mas creio que é uma garantia de boa locação dupla. A primeira vez que eu senti firmeza, e disse para mim mesmo: Caraca, que atriz!!!, foi seu trabalho em O Aviador, tento a grande responsabilidade de interpretar Katharine Hepburn, e fazer isso de maneira extremamente convincente, e se aquele filme vale de alguma coisa é por causa dela. E o que ela fizer daqui da frente depois de I’m not there ou Não estou lá, em bom português, é critério de obrigatoriedade para o cinéfilo ir ao cinema para saber sobre sua nova atuação. Sou fã dela e vou ter que botar filmes que não vi com a presença dela na minha lista de locações certas para o futuro. Mas, apesar de ser uma mulher linda e ter um talento imensurável, acho que falta a ela pelomenos para mim, aquele sex appeal que a n.° 5 da minha lista tem de sobra e empresta para quem quiser.


5. Juliane Moore


Nasceu em 3 de dezembro de 1960, Fayetteville, EUA.

Juliane Moore me fez perder a cabeça em Boogie Night, quase fez eu quebrar os meus dentes em Os desaparecidos na pele de Telly Paretta(uma cena de batida de carro), e com extremo talento conduz com sua atuação um grande elenco em Ensaio sobre a cegueira. Sorte do cidadão que tem tudo aquilo em casa. Ela não trabalha no sentido de ser sexy, mas ela é mesmo sem querer, mas digo que você pode até esquecer que ela apareceu se chega no recinto, se uma atriz de mesmo sobrenome estiver presente. A Mulher mais Sexy do Cinema, na minha humilde opinião, que é a número 4 da minha lista.

4. Demi Moore


Nasceu em 11 de novembro de 1962, Roswell, Novo México, EUA.

Tal é o poder de Demi Moore sobre a minha pessoa que eu aturei Ghost, penso em comprar o DVD do “ótimo” Panteras 2, e sempre vejo Striptease no mute quando passa na tv por causa dela. Robert Redford ofereceu só 1 Milhão de Dólares, seu pobre. Eu ofereceria 1 Milhão por dia durante uma semana inteira, se tivesse cacife para tanto. A grande atuação de Demi Moore vai até de encontro com seu ponto forte que é a sensualidade, que é Até o limite da honra, para quem não se lembra é aquele filme em que ela tem que provar que é mais macho que o Capitão Nascimento para mudar a visão em relação às mulheres no serviço militar. Eu postei a foto só de um close dos olhos para que hipnotizado com tal perfeição do lápis de Deus, dessa sósia de Eva, eu não acabasse esquecendo tudo, não fazendo justiça ao 3.° lugar de minha lista.


3. Jodie Foster


Nasceu em 19 de novembro de 1962, Los Angeles, EUA.

Se eu gosto de cinema e o levo a sério, um dos fatores responsáveis para tanto é o filme Silêncio dos Inocentes. E o que seria de Silêncio dos Inocentes sem a presença de Jodie Foster? Sabe aquelas perguntas: “Fala sem pensar. Melhor Atriz? ” Respondo na hora Jodie Foster. Destaco aqui como um grande momento da Jodie Foster é a negociadora Madeline White de O Plano Perfeito. Eu falei muito de beleza e sensualidade, sobre as outras atrizes, eis que Jodie é a única que eu ficaria encabulado de olhar de frente. Não só pela beleza, mas por imprimir sempre em seu papeis a faceta de mulher forte, sempre deixando isso claro em todos os seus trabalhos. A única exceção a essa regra é a Annabelle Bransford da comédia Maverick. Se for avaliar os filmes em que ela atuou a gente não para. Quem esquece da maneira que ela dança em Acusados? É uma atriz estupenda. No ano em que eu nasci ela já estava lá em Táxi Driver, Clássico Punk estrelado por Robert De Niro, fazendo o papel de uma prostituta de 12 anos chamada Íris. Mas, quando se trata de referencia hoje em dia de lembrança de uma atriz que começou cedo, e está aí firme forte e segue sua carreira como um trem bala, e você tem que se atualizar bem para acompanhar seu ritmo é a minha, toda minha, n.° 2

2. Natalie Portman




Nasceu em 9 de junho de 1981, Israel, Jerusalém.

Dessa minha ótima lista, a despeito de Ellen Page ser a mais jovem de todas, a única atriz que eu posso dizer que vi seu primeiro filme no cinema é Natalie Portman. Ela não precisaria fazer mais nada na vida além de ter atuado como Matilda em O Profissional, para demonstrar que é uma das melhores atrizes apresentadas ao cinema desde do ano de 1994. Eu realmente não faço questão de ver todos os filmes em que ela atuou, mas além de O Profissional, V de Vingança é o que é independente de ser uma adaptação de quadrinhos, ou do Mascarado V, digo que se há vida naquele filme é por puro mérito de Natalie Portman. Destaco a cena em que ela encara o cárcere e chora ao ler a carta de uma atriz aprisionada condenada à morte, e quando Evey é libertada, constata que realmente mudou. E nós vamos acompanhando essa mudança durante todo o longa, e Natalie apresentando um ótimo trabalho na pele de Evey. Por ser uma das atrizes mais apaixonadas e apaixonantes surgidas de 1994 para cá, é o segundo lugar não só na minha lista, como de outros, por ser uma atriz essencial para o cinema atual. Há algo, no entanto, que Natalie não teve ainda o privilégio. De participar de um filme que tenha um significado mais do relevante para a história do cinema. Falo simplesmente do filme que até o dia de hoje tem a maior bilheteria de todos os tempos da história do cinema. E o primeiro lugar da minha lista teve essa sorte.


1. Kate Winslet

Nasceu em 5 de outubro de 1975, Reading, Condado de Berkshire, Inglaterra.

Na minha opinião Titanic seria intragável sem a presença de Kate Winslet. Quem mais na face da Terra poderia encarnar Rose DeWitt Bukater? Não melhor, que importância teria para o cinema essa personagem se não fosse a entrega de Kate? E olha que fazer Billy Zane e Leonardo Di Caprio (naquele tempo, pois hoje em dia o garoto está mandando bem) parecerem grande coisa foi uma missão hercúlea. A menina carrega o peso do Titanic nas costas sem o menor problema. Suas formas hoje em dia são um tanto franzinas para o meu gosto, pois na época do Titanic eram estupendas mesmo sendo fartas. Não, corrijo o que digo, eram estupendas exatamente por serem fartas. E esse fator fazia com que qualquer mulher se imaginasse sendo a Rose. Amor à primeira vista para geral. Dos seus trabalhos, vi pela metade “a viagem de ácido” chamada Brilho eterno de uma mente sem lembranças, pois não o vi no cinema, e nem o aluguei, e vi já chegando no final do filme na televisão, e nutro uma curiosidade imensa por O amor não tira férias, pois infelizmente, quando fui no cinema de minha cidade com minha ex-namorada, o ar condicionado do local nos obrigou a sair do cinema, e até a parte em que eu vi tava Kate Winslet 10 x 1 Cameron Dias. Curiosamente começou em 1994 no cinema. Ou seja, tenho na minha lista, pelomenos umas cinco atrizes que surgiram nas telas nos anos 90, e estão aí até hoje trabalhando bem, contrariando quem diz que depois dos anos 80 não surgiu mais ninguém, se é que alguém diz isso.



Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/
Agradecimento especial: A todas as atrizes que citei na minha lista. Obrigado.


Isso aí galera essa foi a minha lista, extremamente pessoal, que fui formulando na medida que ia lembrando das atrizes. Agradeço ao Loot do blog http://alternative-prison.blogspot.com/ que deu a sugestão na página dele e elencou também a suas 10 atrizes preferidas. Mas, gostaria assim de passar a tarefa hercúlea para uma mulher. E a escolhida por mim é a minha querida Luma do blog http://luzdeluma.blogspot.com/ , que diferente de mim e do Loot, elegeria não as 10 mulheres, mas os 10 homens que não poderiam faltar na tela de cinema. Então está aí Luma, é contigo mesmo.

Sugestão: Você Luma pode seguir esse esquema aqui para facilitar:

Númer o na ordem regressiva, Nome
Foto
ano de nascimento e origem do ator
O porque da escolha, falando dos filmes que você gosta do ator
E uma qualidade que falta no ator que o próximo da lista tem.
Aí começa tudo denovo.

Isso aí, como diz aquela cantora Boa Sorte.