sábado, março 21, 2009

The Spirit (Frank aprenda com o Snyder)

by.Queiroz



Certas coisas, um tanto injustas, que disseram sobre Watchmen se casam perfeitamente com The Spirit. The Spirit não é um filme. Não veja The Spirit se não quiser se aborrecer. No meu caso, não foi aborrecimento, foi decepção mesmo. Não há no filme as malandragens de Frank Miller, como seu conhecimento profundo sobre armamentos e táticas militares. Eu gostaria de ver mais Frank Miller no filme, e as únicas coisas que me remeteram foram as mulheres estonteantes, um belo time aliais: Paz Vega, Scarlett Johanson e a boa em tudo Eva Mendes. Mas, não basta, mulheres e violência para uma boa estória de Frank Miller, falta o mojo, o fator surpresa que não tem. O Frank Miller consegue desconstruir personagens muito bem, mas o seu roteiro... Caraca, não salva o filme de jeito nenhum. A narrativa é boa, é célere e não entediante, mas...puff!!! É tão destituída de mistério. É ridículo quando o Spirit, fica com aquele discurso, “My city screams. My city...”. Sabe, whatever, a cidade dele são as paredes dos prédios e não as pessoas. Não há de ter apego a uma cidade assim. A cidade é vazia, cara, uns dois figurantes além dos policiais e mais nada. O Frank Miller poderia ter feito uma homenagem ao Copland do Stalone, a cidade dos policiais. Mas, não. Ele diz, “Sou o Spirit”, e daí? Sabe o mal que eu vi. Se o cara, era palerma, como lutador, então no mínino deveria ganhar pela inteligência. E ele não é, pelomenos no filme, esse prodígio todo. Só quando usa da sedução para se dar bem, já que a cidade é desabitada, então o cara sendo o único homem era com ele mesmo. Samuel L. Jackson, no mínimo deve ter se divertido fazendo esse filme. É o alívio cômico mais veemente do filme, já que os carecas de camisa branca com aquele sorriso idiota no rosto, quase me fizeram sair da sala de exibição. Um negão com uniforme nazista não é para qualquer filme. Repare que sempre há uma referencia explicita ou escondida ao nazismo nas obras de Frank. Por que será? Mas, novamente digo, as mulheres são o grande beneficio desse filme. Gostei da Scarlett fazendo papel de má, combina sabe. Eu estou dizendo isso, pois vi poucos filmes com ela, vi Encontros e Desencontros, O Grande Truque e... Só. A técnica copiada de Sin City, está lá a toa. Não tem o mesmo impacto de forma alguma, até por a trama ser muito aquém. Repetindo as injustas palavras de quem viu e não gostou de Watchmen, repito em relação ao The Spirit: Leia o quadrinho e esqueça o filme.


p.s.1 Deveriam ter chamado o Warren Beatty não para atuar mais para dirigir o filme The Spirit, pois ele repetiria como fez em relação a Dick Tracy uma melhor caracterização do personagem, com todas as suas cores e climão de época.

p.s.2 Acho que o Spirit deveria ser interpretado por Mel Gibson. Quem viu O troco, entende porque.

p.s.3 O The Flash mora na mesma cidade que o The Spirit, Central City. Acho que seria um crossover maneiro se o Flash desse uma ajudinha no final ao Spirit, mas assim sem aparecer o personagem só aquele vummm!! Sabe qual é?

FESTIVAL É TUDO VERDADE

É uma festival de documentários brasileiro, e a minha amiga Mariana vai estar postando no site http://movieyou.com.br/ os vídeos.

(http://www.etudoverdade.com.br/2009/home.asp)